(Foto: Chico Gomes)

O rapper Erivan Produtos do Morro sabe que é preciso gritar. “Sistema“, seu novo single, disponível a partir desta sexta-feira, 10, nas plataformas digitais, evoca a periferia para a conscientização. Ele faz show gratuito neste domingo, 12, no Palco Cidade da Gente, ao lado do Porto Iracema das Artes.

Produzida por Daniel Ganjaman no Porto Dragão Sessions, a música mistura guitarra, bateria, baixo e MPC (bateria eletrônica) com os vocais de Erivan e do rapper Marginal Alado. O parceiro de longa data Beto Gibbs (bateria), Danilo Guilherme (baixo) e Mário Brother (guitarra) completam os arranjos da faixa.

“Essa musica vem falando sobre o sistema. A gente tá politizando a rapaziada, a periferia, né? Dizendo que vender o voto não é o mais esperto. Dizendo que eu acredito na mudança, não perdi a esperança. Que a minha fé não vai mudar e não desisto de lutar”, diz, em entrevista por telefone.

A música é também um pedido de respeito para todo cidadão, independentemente da cor. “As autoridades sempre favorecem quem tem mais e os direitos vão ficando para trás. Digo na música que nós temos que nos unir, nossa força é a porrada no sistema. Por isso o nome da música”, explica. “Alerto sempre à comunidade para que não fique à margem da sociedade, para que não seja massa de manobra e seja um calo que venha a incomodar”.

Produção de Ganjaman

“Sistema” tem uma pegada de rock and roll, com fortes linhas de guitarra, e o vocal de rap – uma mistura de estilos característica do compositor. A música produzida por Ganjaman, o homem por trás de nomes como Criolo e Sabotage, lembra a Conscientes do Sistema, banda que Erivan integrou e que ficou conhecida fazendo rap em Fortaleza.

Erivan reconhece a importância de gravar com Ganjaman, que como ele mesmo comenta, “deve estar cheio de trabalhos pra fazer”.

“Porto Dragão é uma oportunidade que é para todos. É bom isso de não ter prioridade, não ter queridinho. É para quem mete as caras”, diz. “Entre os que passaram, vi o LPO que é lá de Sobral e tá surgindo agora. Eu não tinha ouvido falar dele antes do Porto Dragão”.

(Foto: Chico Gomes)

Bendito Som das Quebradas

Aos 36 anos, Erivan mora no bairro Castelo Encantado desde os nove. O cearense nasceu em Ipaumirim, município localizado no Centro-Sul do Estado e distante 415,3 km de Fortaleza.

Agora, ele trabalha para lançar o EP Bendito Som das Quebradas, produzido por Tadeu Patolla, projeto que ele leva para o palco instalado na rua Dragão do Mar. A primeira faixa do registro, “DJ, Respeita Januário” – uma mistura de forró com rap – foi lançada em janeiro deste ano.

Para o show de domingo, que comemora os cinco anos da escola Porto Iracema das Artes, ele promete “um lance mais acústico”, já que a estrutura não permite um show de banda como ele costuma fazer em palcos maiores.

“Vou tá soltando a batida de MPC (bateria eletrônica) junto com o percussionista baiano Kall Purificação e o Lucas Alves (baixo), um cara novo que toca muito aqui do meu bairro. O Marginal Alado vai tá lá também”, conta. “Vai ser um show com a positividade rolando, em primeiro lugar”.

Serviço

Lançamento do single “Sistema’’ de Erivan Produtos do Morro
Sexta-feira, 10 de agosto, nas plataformas digitais

Show: Erivan Produtos do Morro no palco Cidade da Gente
Domingo, 12 de agosto, às 19h30min
Onde: Palco Cidade da Gente, ao lado do Porto Iracema das Artes (rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Acesso gratuito

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles