Por Wanderson Trindade
(wandersontrindade@opovo.com.br)

“Olá, meus queridos amigos! Tudo bem com vocês?” Com essas palavras, Felipe Castanhari inicia todos os seus vídeos no Youtube há quase uma década. Dono do Canal Nostalgia, com mais de 12 milhões de seguidores, ele vai estrear uma série original da Netflix nos próximos meses. A sequência vai ser sobre “os mistérios da história e da ciência”, sendo produzida, dirigida e apresentada por ele próprio.

A informação foi compartilhada por Castanhari em seu canal no Youtube nesta quarta-feira, 15, em vídeo intitulado “A minha série original na Netflix”. Há quatro meses sem publicar conteúdos na plataforma, ele conta que já está trabalhando no novo projeto desde dezembro passado.

O apresentador de 29 anos publicou pela primeira vez no Youtube em novembro de 2011, sendo um dos primeiros brasileiros a fazer sucesso na plataforma.

“Eu tinha apenas 21 aninhos na época, mas não fazia a menor ideia de que aquele simples ato, de postar um vídeo, iria mudar completamente a minha vida. Agora, oito anos depois, estou tendo a oportunidade e o privilégio de criar, escrever, apresentar e dirigir a minha própria série na Netflix”, declara.

Relevância no mercado

Eleito em 2016 pela Forbes Brasil como um dos 30 jovens mais promissores do País, Castanhari se notabilizou na internet ao compartilhar conteúdos de caráter educativo, priorizando curiosidades da ciências e da história da humanidade. Entre seus vídeos há aqueles que abrangem desde a crise na Síria às fake news das últimas eleições brasileiras, passeando também pelas grandes guerras mundiais e os buracos negros.

E foi justamente esse mote que chamou a atenção e o interesse da Netflix. Segundo Castanhari, o atual projeto desenvolvido seria impossível de ser pensado para o Youtube. “Infelizmente não teve como conciliar as duas coisas. Então chegou a hora de abraçar novos desafios”, afirma, informando ainda que a série terá oito episódios que vão abordar temas que seus seguidores sempre pedem nos comentários pelas redes sociais.

Dentro de pouco mais de seis minutos, Castanhari manifestou agradecimento emocionado à Netflix e, principalmente, aos milhões de seguidores que o acompanham: “Eu juro que não sei nem por onde começar a agradecer vocês (seguidores), porque vocês são os grandes responsáveis por eu ter recebido essa oportunidade. Então do fundo do meu coração, muito obrigado”.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles