Artistas e produtores culturais se manifestam pedindo a continuidade dos centros culturais Banco do Nordeste, na sede do banco localizado na Avenida Santos Dumont. (Foto: Tatiana Fortes/ O POVO)

A programação do mês de julho do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) deverá ser retomada após manifestações de artistas, produtores culturais e público.

Conforme o movimento #FicaCCBNB, produtores e representantes de todas as linguagens artísticas foram convidados para reunião com a administração do centro cultural na manhã dessa segunda-feira, 8.

No encontro, o grupo foi informado que os recursos que haviam sido cortados para a realização da programação do mês de julho foram liberados pelo Banco do Nordeste. A proposta, no entanto, é que o reagendamento das atividades seja distribuído entre este mês e agosto próximo.

Cerca de 70% da programação havia sido cancelada em Fortaleza e nas unidades de Juazeiro do Norte, no Cariri, e Sousa (PB). A decisão havia sido tomada pela direção do centro no último dia 24, quando artistas foram informados, por telefone, sobre a suspensão.

Em entrevista ao Blog, o guitarrista e produtor musical Mimi Rocha definiu a suspensão como “ato arbitrário”. A liberação dos recursos é pontual, para volume reduzido de apresentações. O Blog apurou que, apesar do diálogo, os artistas não receberam nenhuma garantia sobre a programação de agosto.

Manifestações

O movimento #ficaCCBNB continuará até que essas reivindicações, a exemplo da garantia da permanência dos três centros culturais, sejam atendidas.

Mimi Rocha e outros artistas e produtores culturais se manifestam pedindo a continuidade dos centros culturais Banco do Nordeste (Foto: Tatiana Fortes/ O POVO)

Às 18h30min desta terça-feira, 9, o Fórum dos Produtores Culturais irá discutir o tema na Casa Absurda (Rua Isac Meyer, 108, Aldeota). Conforme o Fórum, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, estará presente.

Haverá audiência pública nesta quarta-feira, 10, às 15 horas, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para debater o tema. O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, foi convidado, segundo organizadores.

Ato-show

Ainda na quarta, um grupo de artistas se apresentam em ato-show pela permanência dos três equipamentos.

Dentre os artistas confirmados até o momento estão: Calé Alencar, Davi Duarte, Pingo de Fortaleza, Mona Gadelha, Pedro Frota, Isaac Cândido, Edmar Gonçalves, Dalwton Moura, Luh Lívia, Arice Mores, Luiza Nobel, Carlinhos Nação, Shalon Israel, Nigroover, Claudine Albuquerque, Shirley Cordeiro, Nayra Costa e Carlinhos Palhano.

O ato começa às 18 horas na Praça da Gentilândia.

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles