(Foto: Leo Aversa)

O ator Matheus Nachtergaele vai abrir o Festival de Teatro de Fortaleza (FTF), no próximo dia 12 de dezembro, uma quinta-feita, no palco do Cineteatro São Luiz. Ele apresenta o espetáculo “Processo de Conscerto do Desejo“, às 19 horas. Entrada Gratuita.

No espetáculo, o artista recita poesias escritas por sua mãe, Maria Cecília, morta em 1968, e relembra músicas de que ela gostava. Ele é acompanhado pelos músicos Luã Belik (violão) e Henrique Rohrmann (violino).

“Poucas palavras se confundem tanto em nossa língua quanto ‘concerto’ e ‘conserto’. Aqui, elas se mesclam vertiginosamente. A palavra desejo, em filosofia, seria a tensão em direção a um fim de onde se espera satisfação. Tradicionalmente o desejo pressupõe carência, ou alguma forma de indigência: Um ser que não carecesse de nada, não desejaria nada. Seria um ser perfeito, um Deus. Por isso a filosofia, tantas vezes, considera o desejo como característica primeira do ser imperfeito, do ser finito. Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto. Explico: minha mãe, a poeta Maria Cecília Nachtergaele, faleceu quando eu era um bebê de três meses. Dela, me restaram seus poemas, lindos e maduros, escritos de uma jovem mulher moderna e triste, e essa veia que me marca a testa quando rio ou choro muito. Em Processo de Conscerto do Desejo, acompanhado pelo jovem violonista Luã Belik e do violinista Henrique Rohrmann, direi finalmente os poemas que guardei nos olhos e na alma como única herança dela. O espetáculo é simples assim: Um homem (que por acaso é um ator) diz no palco as palavras escritas por sua mãe. Um violão (não por acaso, pois Maria Cecília amava os violões) o acompanha. É só isso, se isso for pouco”. –Mateus Nachtergaele

A programação completa do FTF ainda não foi divulgada.

Serviço

Abertura do Festival de Teatro de Fortaleza
Espetáculo Processo de Conscerto do Desejo, com Matheus Nachtergaele
Quinta-feira, dia 12 de dezembro, às 19 horas
Cineteatro São Luiz

https://open.spotify.com/episode/3jq8MW6LWMPZNNJZdtt5av?si=LluLKHlSSAiadu0IFVt7pQ&t=0

About the Author

Rubens Rodrigues

Jornalista. Na equipe do O POVO desde 2015. Em 2018, criou o podcast Fora da Ordem e integrou as equipes que venceram o Prêmio Gandhi de Comunicação e o Prêmio CDL de Comunicação. Em 2019, assinou a organização da antologia "Relicário". Estudou Comunicação em Música na OnStage Lab (SP) e é pós-graduando em Jornalismo Digital pela Estácio de Sá.

View All Articles