diego-cerri

A manhã desta quinta feira (16/04) chacoalhou o futebol cearense. Não pela atuação pífia do time reserva do Ceará que avançou na Copa do Brasil ao passar pelo Confiança por um a zero no PV, mas pela mudança de data da segunda partida semi-final do Campeonato Cearense entre Ceará e Guarani de Juazeiro.

A Federação Cearense de Futebol, responsável pela mudança, tem no seu “Regulamento Geral de Competições” o seguinte artigo:

Art. 10 – Modificações na tabela somente poderão ocorrer se autorizadas e publicadas pela Diretoria de Competições da FCF. § 1º – Quaisquer modificações na tabela, somente serão analisadas se encaminhadas com 10 (dez) dias de antecedência pelo clube mandante ou pela emissora detentora dos direitos de transmissão (quando a solicitação for relacionada à sua grade de programação, se assim estabelecida em contrato)

Às 16:20hs de ontem, a FCF divulgou comunicado, assinado pelo diretor de competições Josimar Carvalho, explicando que a alteração teria sido uma solicitação de ambas as equipes.

Às 18:15hs de ontem, o gerente de futebol do Ceará SC, Diego Cerri, em entrevista ao programa Futebol do Povo, disse que essa solicitação não partiu do Ceará, que achava improvável que uma solicitação como essa pudesse ser feita sem o seu conhecimento e que o fato teria atrapalhado o planejamento da equipe alvinegra para a partida.

Alguma coisa não está batendo.

A mudança, interessa ao SVM que poderá transmitir o jogo, o que seria impossível se a data original fosse mantida. Acho aceitável que o SVM solicitasse essa alteração, o que surpreende é a FCF “rasgar” o Regulamento Geral e alterar um jogo fora do prazo de solicitação.

As questões que ficam no ar: Não avisaram o Ceará que iriam jogar a responsabilidade para os lados de Porangabussu? Não avisaram o gerente Diego Cerri que a manobra estava sendo arquitetada? Se o gerente declarou que existiria um prejuízo no planejamento da equipe com a alteração da data, que tipo de vantagem o Ceará levaria em um futuro próximo como compensação ao dano?

Temo que ficaremos sem nenhuma dessas respostas.

Link para o Regulamento Geral de Competições da FCF: http://futebolcearense.com.br/2010/downloads/arquivos/arquivo_3653.pdf

Link para o comunicado do Departamento de competições: http://www.futebolcearense.com.br/2010/downloads/arquivos/arquivo_3834.pdf

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles