Nessa reta final de primeiro semestre, o Ceará chega ao seu melhor momento da temporada. Depois de altos e baixos, da demissão de Dado Cavalcanti e da desconfiança inicial com Silas, o time alvinegro encontrou o equilíbrio tanto na parte defensiva como na ofensiva. A transformação começou após a derrota para o Fortaleza no dia 7 de março, pela 4ª rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense. Naquele duelo o tricolor engoliu o alvinegro pelos lados do campo. Os comandados de Silas vinham jogando no 4-4-2 em losango (4-3-1-2), esquema que congestiona o meio, mas tem dificuldades para atacar e marcar pelos lados do campo. Prato cheio para o Fortaleza de Marcelo Chamusca, que atua no 4-2-3-1, buscando as triangulações pelos lados. Resultado: o Ceará foi dominado, perdeu por 2 a 1 e então Silas começou a ver que uma mudança era necessária.

Ceará 1 x 2 Fortaleza

Flagrante do Clássico-Rei do dia 7 de março, Ceará 1 x 2 Fortaleza. Observe o Ceará posicionado no 4-4-2 em losango. Com a virada de jogo rápida, Cametá fica exposto e vulnerável, tendo que marcar Wanderson e Éverton.

Na partida seguinte, diante do River, o técnico alvinegro ainda insistiu no 4-4-2 em losango, mas voltou a se decepcionar. O time não conseguiu se impor diante dos piauienses, se mostrando previsível e sem opções pelos lados do campo. A vitória só veio após a mudança, saindo do burocrático 4-4-2 em losango para o 4-3-3, que sem a bola varia para o 4-2-3-1.

As duas faces do Ceará na "Era Silas"

Ao lado esquerdo o Ceará do inicio da “Era Silas”, no seu mal sucedido 4-4-2 em losango. Na direita temos o atual, com 3 atacantes e Ricardinho na armação.

Depois disso, Silas não resistiu e efetivou o 4-3-3/4-2-3-1. Hoje o Ceará tem uma forma de jogar bem definida, é um time organizado e que preenche melhor os espaços. Soma-se a isso a subida de produção de Marinho, que caiu como uma luva aberto pela direita, jogador voluntarioso com muito vigor físico. Já Assisinho, contestado pelas atuações em grandes jogos, tem crescido na recomposição, apesar de ainda contribuir pouco ofensivamente. Outro que mudou seu posicionamento e logo se adaptou foi Ricardinho, que tem participado menos do jogo como meia, mas tem sido mais decisivo por estar mais perto do gol.

Ceará atual com a posse

Foto tirada no clássico do dia 18 de março, Fortaleza 1 x 2 Ceará. O time alvinegro com a posse ataca no 4-3-3, com Marinho e Assisinho buscando as jogadas em diagonal, além da chegada de Ricardinho. Fernandinho está em destaque, fazendo a ultrapassagem e aproveitando o espaço criado com a movimentação de Assisinho.

Ceará atualmente sem a posse

Flagrante do último clássico que mostra o posicionamento defensivo do atual Ceará. Marinho e Assisinho fazem a recomposição, acompanham os laterais adversários e o Ceará preenche melhor o seu campo defensivo, no 4-2-3-1.