chamusca_decisao

Contratado no fim de 2013 para iniciar o ano de 2014, Marcelo Chamusca vai completar 70 jogos comandando o Fortaleza no próximo domingo, contra o ASA, quarta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

Neste meio tempo, Chamusca deixou o clube no fim do ano passado e voltou para substituir Nedo Xavier durante o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste.

O treinador tem mostrado competência. Em 2014 colocou o Fortaleza na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, competições que o tricolor ficou de fora em 2013, mas foi vice do cearense, apesar das dificuldades que impôs ao Ceará. Já na Série C a frustração foi grande com a eliminação para o Macaé.

Neste ano, por mais que o trabalho tenha sido coletivo, ninguém merecia mais o título estadual do que ele, conquistado no último segundo da partida contra o Ceará. Chamusca trabalha demais, estuda e tem total domínio do elenco. Seus jogadores atuam por ele, que conquista com equilíbrio entre cobrança firme e confiança o apoio dos atletas.

Os números do técnico são muito bons. São apenas seis derrotas em 69 partidas, mais de 70% de pontos conquistados. Confira abaixo no levantamento feito por Henrique Bittencourt.

69 jogos
42 vitórias
21 empates
6 derrotas
Marcou 131 gols (1,89)
Sofreu 57 gols (0,82)
Aproveitamento de 71,01%

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles