pc

O alvinegro vive um péssimo momento na Série B. O time está na zona do rebaixamento e são apenas quatro pontos ganhos em seis partidas, fruto de uma vitória, um empate e quatro derrotas. A torcida, após a euforia com a conquista da Copa do Nordeste, mistura desconfiança com revolta e pouco tem ido ao estádio, sem limitando a protestar no treino ou apoiar nas redes sociais (sim, há componente do preço do ingresso e estratégia para aumentar o torcedor oficial).

A situação, entretanto, do ponto de vista numérico, ainda tem solução, especialmente se for tomada como base a campanha de 2009, quando o time subiu para a Série A. Naquele ano a primeira vitória ocorreu na sétima rodada, contra o São Caetano, por 2×1, em casa. Antes, em seis rodadas, o Ceará somava apenas três pontos, com três derrotas e três empates. Depois, nas 32 rodadas seguintes, somou 65 e terminou com 68 pontos na classificação geral.

Evidente que o alvinegro precisa de uma reconstrução. O aproveitamento nas próximas 32 rodadas tem que ser parecido para o time subir, com dois pontos por partida. Se vai conseguir ou não é um outro problema, mas levando em consideração a matemática ainda é possível.

As seis primeiras rodadas em 2009 (sete gols marcados, 11 sofridos)

Juventude 2×2 Ceará
Ceará 0x2 Vasco
Bahia 1×0 Ceará
Ceará 2×2 Figueirense (estreia de PC Gusmão)
Vila Nova 1×0 Ceará
Paraná 3×3 Ceará

As seis primeiras rodadas em 2015 (cinco gols marcados, nove sofridos)

Paraná 1×0 Ceara
Ceará 2×0 Atlético-GO
Paysandu 2×1 Ceará
Ceará 1×1 CRB
Náutico 2×0 Ceará
Ceará 1×3 Sampaio Correa

 

 

Tagged in:

,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles