fortaleza

Muitos dos meus colegas de Futebol do POVO (segunda à sexta, sempre às 18h, ao vivo na TV O POVO e no Esporte Interativo Nordeste) entendem que o Fortaleza estará no mata-mata da Série C sem dificuldade. Já fizemos vários debates sobre isso porque eu concordo que o tricolor é favorito para uma das quatro vagas, mas não terá vida fácil na primeira fase.

O empate por 1×1 contra o ASA, neste domingo, no Castelão, foi um aviso importante de que as coisas não vão acontecer como a equipe deseja sempre. O time alagoano aproveitou uma falha tremenda do sistema defensivo do Fortaleza, fez um gol muito cedo, aos nove minutos do primeiro tempo, e depois recuou. A partir de então o Fortaleza correu atrás do empate, mas esbarrou na falta de conexão do meio-campo com o ataque – o tricolor jogou espaçado demais – e na falta de pontaria quando as oportunidades surgiram, geralmente criadas através de jogadas individuais e não trabalhadas coletivamente. O goleiro do ASA foi a principal figura da partida.

Mérito do Fortaleza também, reconhecido pelo torcedor com os aplausos com o apito do árbitro, foi o empenho. A equipe não desistiu em momento algum e essa atitude será fundamental para o objetivo do acesso, mas a parada de três semanas será importantíssima para as correções de Chamusca.

Na liderança do grupo A com dez pontos, a vantagem do Fortaleza para o quinto colocado – o Botafogo-PB –  ainda é grande, de cinco pontos, bastante coisa em apenas quatro rodadas. Os 14 jogos restantes, entretanto, permitem ainda muitas mudanças na classificação. São sete times nordestinos no grupo, todos se conhecem bem demais. Não acho que o Fortaleza terá tranquilidade, até porque existem tarefas importantes de correção do elenco, como a contratação de um goleiro e de um atacante fazedor de gols.

Tagged in:

, ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles