chamusca_decisao

Técnico do Fortaleza, Marcelo Chamusca foi lembrado como fundamental por Daniel Alves ao falar do início de sua carreira. O jogador do Barcelona citou que foi Chamusca, então técnico das categorias de base do Bahia, quem convenceu o técnico Evaristo de Macedo a escalá-lo aos 18 anos de idade como titular na equipe principal. A situação ocorreu porque dois laterais da posição estavam machucados para o jogo contra o Paraná, em 2001.

A declaração, concedida ao programa Bola da Vez da ESPN Brasil, é relevante na medida que mostra a capacidade de Chamusca na revelação e aproveitamento de atletas jovens, como foram os casos de Walfrido, Edinho e Max Oliveira em 2014  pelo Fortaleza – os dois primeiros vendidos de forma precoce pela diretoria para amenizar dívidas. Evidente que o trio de bons valores não atingiu e nem vai atingir – é o que eu penso, cada um acha o que bem entender – o nível técnico de Daniel Alves – Seleção Brasileira, Barcelona e muitos títulos – mas o caminho certamente é esse, desde que feito com seriedade e tempo.

Conversei com Chamusca, que tem uma carreira recente como técnico principal depois de muito tempo na base e como auxiliar do irmão, Péricles, sobre o aproveitamento de atletas da base do tricolor no time principal em 2015, mas ele foi firme ao dizer que os jogadores que ali estão ainda não apresentam preparação adequada,  mas garantiu que há uma geração de 16 a 18 anos que poderá ser muito bem trabalhada em breve.

Em tempo: foi também Chamusca quem indicou ao Bahia a compra dos direitos econômicos de Daniel Alves, negócio extremamente lucrativo para o tricolor que posteriormente o vendeu ao Sevilla

 

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles