pio

Em 2014, quando jogava pelo Botafogo-PB, Pio marcou 13 gols. Nenhum jogador no Brasil atuando como volante marcou tantos gols. De olho no mercado, o Fortaleza foi muito bem ao conseguir contratar o jogador cearense.

Com Nedo Xavier, no começo da temporada, Pio jogou na lateral direita e também como volante de origem, sua posição, mas taticamente sua função mudou completamente com a chegada de Marcelo Chamusca.

O atual técnico da equipe já conhecia o atleta e seu potencial de chutar de fora da área e ajudar o ataque, assim, desenhou um esquema em que Pio joga como meio-campista ofensivo quando o time tem a bola, ocupando o lado direito do ataque. Com a perda da bola e a consequente reposição, o jogador volta para marcar, mas está longe de ter as obrigações de um volante, como têm hoje na equipe Correa, Auremir, Dudu Cearense ou Vinicius Hess.

O texto se fez necessário até com missão educativa. Suspenso, Pio não estará em campo contra o Confiança e o que eu mais ouço e leio é a dúvida de qual jogador será o substituto do “volante” Pio na partida. Quem jogará será Thiago Azulão, que também não é volante, óbvio. É meio-campista com boa chegada na frente.

Em tempo: com oito gols e cinco assistências, Pio é o artilheiro da equipe em 2015 e jogador com melhor desempenho do Fortaleza somando justamente os dois pontos: balançar as redes e dar passe para gols.

PIO

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles