Futebol do Povo

Fortaleza vive o seu Dia da Marmota

60 18

Todo o dia dois de fevereiro a marmota Phil sai da sua toca e tem uma missão: fazer a previsão de quanto tempo vai durar o inverno nos EUA.

A tradição do Dia da Marmota foi retratada brilhantemente no filme ‘O Feitiço do Tempo”, de 1993. O jornalista Phil Connors (Bill Murray), que está cobrindo o evento e desesperado para ir embora, acaba ficando preso no dia dois de fevereiro. Assim, ele sempre é despertado às seis da manhã, ouvindo a mesma música no rádio – “I got you babe” – e tendo o mesmo dia pela frente. Há uma vantagem: como Phil se lembra de tudo que fez quando acorda, ele pode pode usar as informações colhidas para se dar bem.

O Fortaleza vive agora o seu Dia da Marmota. Classificado para o mata-mata com seus 27 pontos e faltando ainda seis rodadas para o fim da primeira fase da Série C, o time terá cerca de 50 dias acordando do mesmo jeito, ou seja, aguardando a fase decisiva.

Há grandes desafios neste período. Marcelo Chamusca precisa fazer o elenco não perder a concentração de forma alguma, ao mesmo tempo em que necessita dar entrosamento e poupar jogadores de contusões e suspensões quando o mata-mata estiver se aproximando.

A diretoria, por sua vez, tem como obrigação não deixar os salários atrasarem e seguir na construção de um ambiente saudável para o clube. Os torcedores, mesmo que saibam que o time está classificado, também têm sua parcela, ou seja, têm que seguir comparecendo aos jogos, avaliando, criticando, observando.

Por fim, os atletas. Esses são fundamentais no processo. As lideranças do elenco devem entrar no circuito e cobrar comportamento profissional de todos. As brigas por lugares no time titular vão ocorrer, mas o respeito no tratamento será fundamental.

E vale lembrar, assim como no filme: O Dia da Marmota tem data para terminar.

Recomendado para você