Lutando para sair da zona do rebaixamento da Série B, o Ceará convive com um problema crônico deste o começo da competição: os cartões vermelhos e as suspensões pelo acúmulo da amarelos.

Nenhuma outra equipe teve tantas expulsões. Foram oito em 19 partidas, uma média altíssima. Logo atrás, com cinco cartões vermelhos, estão Vitória, Bragantino e Mogi Mirim. Em relação aos cartões amarelos, foram 60 recebidos pelo alvinegro, ficando atrás apenas do Vitória, que tem 61.

A comparação com o time baiano é interessante. Em uma equipe acertada, como é a do clube baiano, a ausência por indisciplina não é tão sentida como ocorre em um time em constante mudança de elenco e de jogadores. A chance de um reserva se encaixar no Vitória é muito maior do que no Ceará. Assim, o impacto de tantos cartões é diferente.

Na Série A, o time que mais recebeu cartões vermelhos é o Fluminense, com sete advertências. O Vasco tem seis; Atlético-PR e Santos foram advertidos com cinco expulsões.

Tagged in:

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles