Drama, quase desespero e por pouco um resultado calamitoso, mas a situação do Ceará na Série B melhorou neste domingo. Podendo diminuir a diferença para sair da zona de rebaixamento para seis pontos, a equipe fez exatamente isso ao vencer o Paraná por 4×3, virando o jogo que perdia por 3×2 nos minutos finais da peleja. Foi a quarta vitória da equipe na Segundona, a primeira no Castelão.

Ao contrário do jogo contra o São Paulo, quando esteve firme na missão de apenas marcar o adversário para sair nos contra-ataques, o Ceará precisou propor o jogo e, desorganizado, sofreu três gols no Castelão, todos marcados por Carlão, que fazia a sua estreia pelo tricolor. Ainda assim o alvinegro marcou quatro vezes contando com chutes de fora da área brilhantes e sua força aérea ofensiva. Os autores, pela ordem: Julio César (oportunista), Victor Luis (golaço, proposital desta vez), Fabinho (golaço), Rafael Costa (aniversariante e decisivo, de cabeça).

Da mesma forma que ficou nítido na partida no Morumbi que a tranquilidade foi aliada do alvinegro, o nervosismo da pressão pela vitória voltou a atormentar os jogadores, que em momento algum do jogo tiveram o controle da partida. Para conquistar os três pontos foi preciso raça, alma e força de um elenco que jamais se entregou porque qualidade de jogo passou distante.

O Paraná teve mais volume de jogo, mais posse de bola, fez menos faltas e finalizou mais, só que o placar foi favorável ao Ceará, que é, em análise final, o que importa para o torcedor. Uma vitória que pode ser fundamental na briga para sair da zona do rebaixamento, mas que terá que ser acompanhada de bons resultados na sequência do segundo turno. Os próximos jogos: Atlético-GO fora e Paysandu, em casa.

Em tempo: com 17 pontos o Ceará deixou a lanterna para o Mogi Mirim, mas a conta que vale não é essa e, sim, a distância para o primeiro time fora do Z4, hoje, justamente o Paraná, com 23 pontos.

Tagged in:

, ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles