Líder do grupo A da Série C com 32 pontos, o Fortaleza ainda não tem garantido um lugar entre os dois primeiros colocados da chave, situação que lhe daria a chance de decidir em casa a vaga para a Série B em 2016.

Para garantir sem depende de ninguém a segunda partida do mata-mata no Castelão, que é o objetivo da diretoria e da comissão técnica, o tricolor não pode ser derrotado nos dois confrontos que restam, contra Botafogo-PB, fora de casa, e diante do Águia, como mandante.

Caso o Fortaleza permaneça com 32 pontos, ele pode ser ultrapassado tanto por Vila Nova (atualmente com 30 pontos), como por ASA (atualmente com 29 pontos) até o fim da primeira fase. O Vila recebe o Salgueiro neste fim de semana, enquanto o ASA visita o Icasa. Na rodada final Vila e ASA se enfrentam.

As chances de ficar em primeiro ou segundo, entretanto, são enormes. Fazer o segundo jogo em casa, entretanto, está longe de ser uma vantagem certa e não apenas o Fortaleza é prova disso, como outras tantas equipes. No caso do tricolor, pela característica do time, ofensivo e sempre propondo as ações, entendo que seria até melhor fazer a primeira partida no Castelão.

O regulamento da Série C é esdrúxulo porque já prevê uma primeira fase enorme para que o acesso seja decidido em apenas dois jogos e piora ainda mais quando não concede aos melhores times dos grupos ao menos a vantagem de atuar por dois resultados iguais.

Tagged in:

,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles