O Fortaleza voltou a apresentar um futebol abaixo do que pode. Desfalcado de seis titulares, o tricolor empatou com o Botafogo-PB por 2×2, neste domingo. Como já tenho escrito e falado na TV,  considero que jogar mal ou bem depois de ter garantido classificação para o mata-mata não tem qualquer influência para os jogos decisivos. Não é o que muitos torcedores pensam, afinal, há uma preocupação enorme com o que vem pela frente e qualquer jogo é usado como projeção, algo que considero um enorme e desnecessário equívoco.

O momento agora é de preparação para o que realmente interessa, um novo e curto torneio sem vantagem que vai apontar quais times vão estar na Série B em 2016 depois de duas partidas e nada mais.  E é isso que o Fortaleza tem feito, poupando jogadores, zerando cartões amarelos e testando opções.

Com o empate, o Fortaleza agora soma 33 pontos, nove vitórias e ainda não garantiu colocação entre os dois primeiros do grupo. Há uma chance da equipe ficar em terceiro lugar e perder a vantagem, se é que é vantagem, de fazer o segundo jogo decisivo no Castelão. Para isso, o Vila Nova precisa ganhar nesta segunda-feira do Salgueiro. Assim, atingiria 33 pontos e 10 vitórias. O ASA tem 32 pontos e nove vitórias e ambos se enfrentam na rodada final. Caso o time alagoano vença o Vila e o Fortaleza perca para o Águia – que luta desesperadamente para não ser rebaixado – o tricolor ficaria na terceira posição e faria o primeiro jogo no Castelão.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles