Futebol do Povo

Marcelo Chamusca e Fortaleza: era realmente a hora da separação

72 72

Marcelo Chamusca falou nesta quarta-feira com exclusividade ao Resenha Esporte Clube, do Esporte Interativo, programa exibido direto do Recife. O técnico assumiu sua parcela de culpa na eliminação do Fortaleza para o Brasil de Pelotas, nas quartas de final da Série C, mas também responsabilizou os jogadores  e a diretoria. Ele tem razão. Não é justo atacar um lado apenas da história. A incapacidade de passar por mais um mata-mata foi geral.

Da entrevista, discordei de Chamusca quando ele citou que o Fortaleza jogou melhor do que o Brasil nos dois jogos, o que não ocorreu. No primeiro, o time gaúcho foi melhor, com boa vantagem, inclusive. Apontar o regulamento como causa do insucesso também não é coerente. Apesar de ser esdrúxulo e injusto, não era algo desconhecido e o Fortaleza tinha que se preparar para tal.

No mais, Chamusca poderia ter montado um time mais ousado no jogo contra o Brasil no Castelão, mas ele é muito bom técnico, tem ótimos números pelo Fortaleza, trabalha bastante, estuda, é responsável e sério. Estava cercado de bons profissionais. Seu analista de desempenho, por exemplo, Leonardo Porto – o entrevistamos no Futebol do POVO – acaba de ser contratado pelo Santos a pedido de Dorival Junior.

Entretanto, era hora dessa relação com o Fortaleza ser interrompida. Melhor para o clube, que precisa se renovar e tentar outras alternativas para subir. Não há uma forma pronta e acabada. Sou a favor de trabalhos longos, mas não havia chance alguma de sustentar um bom clima com as eliminações para Macaé e Brasil-RS. Machucou demais a torcida.

Para o técnico também era o momento certo da desvinculação. Ele necessita trilhar outros caminhos, conhecer novos clubes, experimentar, vencer, perder, provar para si mesmo que pode ter sucesso depois dos 20 meses dedicados ao tricolor. Ele é jovem para a função e se nada sair do trilho em alguns anos estará treinando times da Série B e também da Série A com sucesso.

Recomendado para você