Futebol do Povo

Série C: Fortaleza lidera proposta para mudar regulamento

98 74

Sem conseguir o objetivo inicial que era a disputa da Série C em pontos corridos com 38 rodadas – ideia rechaçada pela CBF que alega falta de verbas – o Fortaleza se tornou líder de uma comissão de clubes que vai solicitar uma outra mudança significativa no regulamento da competição no ano que vem.

O objetivo é que os jogos das quartas de final, que decidem o acesso para a Série B, sejam disputados dentro dos próprios grupos. Com isso, os primeiros e segundos colocados enfrentariam respectivamente os quartos e terceiros dos grupos, garantindo o acesso de pelo menos dois times do Norte-Nordeste. Além disso, as equipes de melhor campanha jogariam por dois resultados iguais, previsão inexistente no atual regulamento.

A decisão foi tomada na tarde ontem durante reunião da Liga do Nordeste, no Recife. Além do Fortaleza, participam da comissão que vai levar a proposta para a CBF o América-RN e o Confiança.

O presidente da Federação Cearense, Mauro Carmélio, disse que já conversou sobre a mudança com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. “Ele se mostrou simpático com a proposta e o importante é que conseguimos já o apoio de todos os clubes das regiões Norte e Nordeste, que tem mostrado dificuldade para conseguir o acesso. Essa mudança vai garantir que pelo menos dois times subam”.

Nesta temporada nenhuma equipe do Nordeste conseguiu o acesso para a Série B. Subiram Londrina, Tupi, Brasil-RS e Vila Nova.

Recomendado para você