Futebol do Povo

Ceará tem prejuízo grande, mas não pode ser rebaixado na próxima rodada; veja tutorial matemático

8850 79

Vamos lá para outro tutorial da classificação da Série B. É conta demais, caso tenha algum erro (ou alguns), por gentileza, avisem nos comentários. Agradeço.

O Ceará ficou numa situação ruim porque perdeu para o Vitória por 1×0, segue com 41 pontos e voltou para a zona de rebaixamento. O Macaé, num jogo insano, ganhou do Atlético-GO por 4×3, fora de casa, atingiu os 42 e pulou para a 16a. colocação. O próprio Atlético-GO soma 43 pontos, mesmo caso do Oeste. Entre esses quatro clubes, um vai disputar a Série C em 2016 e a decisão vai ficar para a rodada derradeira.

Ainda que perca para o América-MG e o Macaé vença o Boa Esporte, o Ceará (ficaria com 41 pontos e o Macaé com 45) não será rebaixado na próxima rodada porque Atlético-GO e Oeste se enfrentam. Ambos tem 43 pontos, como já citei lá em cima. Matematicamente é impossível a queda do alvinegro na rodada que vem, portanto. Pelo mesmo motivo não tem como o Ceará escapar antes da rodada final.

Caso empate com o América-MG, independente de vitória do Macaé sobre o Boa, o Ceará vai depender de uma vitória sobre o Macaé na rodada final para subir. Para jogar pelo empate diante do Macaé e escapar do rebaixamento, o alvinegro precisa empatar com o América-MG e o Macaé perder para o Boa ou vencer o América-MG e o Macaé não ganhar do Boa.

Há também chance de Ceará e Macaé escaparem juntos do rebaixamento, caindo Atlético-GO ou o Oeste. As combinações para isso são possíveis. Um exemplo (há outros): o Macaé ganha do Boa e perde para o Ceará, ficando com 45 pontos. O Ceará perde para o América-MG e ganha do Macaé, ficando com 44 pontos. Aí, basta que Oeste ou Atlético-GO façam, no máximo qualquer um deles, um ponto.

Recomendado para você