Partida equilibrada, com os ataques levando vantagem sobre as defesas o tempo todo. Não por acaso, Éverson (grande goleiro que o Ceará achou) e Gatito Fernandez foram os melhores da partida. Mais competente em uma finalização, o Vitória venceu por 1×0, gol de Kanu aos 20 minutos do primeiro tempo. Cobrança de escanteio de Escudero, falha geral da defesa do alvinegro, especialmente de Baraka,  e o zagueiro subiu livre para acertar o ângulo.

No primeiro tempo, o Vitória começou melhor, com mais intensidade ofensiva em função da movimentação inteligente do trio de meio-campistas, de Pedro Ken, Vander e Escudero. Assim, o time da casa criou boas chances com Marcelo e Pedro Ken. Em ambas o goleiro Éverson apareceu bem. Sem desespero em função da desvantagem, o Ceará manteve a mesma posse de bola do que o adversário, ainda que Alex Amado, Ricardinho e Wescley estivessem sem inspiração ofensiva. No ataque, apareceram efetivamente Rafael Costa e Victor Luis, sempre com liberdade, mas ambos perderam ótimas chances aos 41 e aos 47 minutos.

O segundo tempo começou com Éverson salvando o Ceará mais uma vez, fazendo grande defesa no canto esquerdo depois de chute de Escudero. O Ceará por pouco não empatou quando Ricardinho achou Rafael Costa em grande condição, mas o atacante desperdiçou. O jogo seguia bem equilibrado quando Lisca resolveu mandar o Ceará todo para o ataque. Siloé entrou no lugar de Alex e Julio César na vaga de João Marcos. A leitura do treinador foi correta porque o Vitória concedia espaços e o time precisava do resultado. Assim, o alvinegro passou a ocupar o seu campo ofensivo, mas faltava objetividade. Na principal chance que a equipe criou Julio César permitiu a defesa de Gatito aos 29 minutos.

Ricardinho ainda foi expulso por cometer pênalti. Fez uma bela defesa com a mão aos 34 minutos depois de cabeçada de Elton. Evitou o gol porque Éverson defendeu a cobrança de Escudero. O time baiano foi para 63 pontos e pode se considerar na Série A em 2016 depois de um primeiro semestre péssimo.

Com 41 pontos o Ceará, que vinha de sequência de cinco vitórias seguidas, volta para a zona de rebaixamento se o Macaé ganhar do Atlético-GO, ainda neste sábado. Em caso de empate ou derrota do time carioca, o alvinegro segue na 16a. colocação.

Tagged in:

, ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles