Pelo ritmo das perdas, contratações e renovações anunciadas até agora, Ceará e Fortaleza optaram por elencos sem fama para a próxima temporada. A lógica não está errada e nem pode assim ser julgada previamente sem que os treinos e jogos tenham início.

O torcedor cearense nutre uma paixão ávida por contratações. A ansiedade atinge níveis notáveis, mas para a próxima temporada é bom que alvinegros e tricolores coloquem o pé no freio na expectativa. O chamado “reforço bilheteria” não chegou – um ou outro pode aparecer eventualmente e dependendo de oportunidades raras – e a crise financeira real do país, que atinge o futebol brasileiro em todos os níveis, também está muito presente no futebol cearense. De importante, a aparente consciência dos dirigentes, agora sabedores de que pagar salários e despesas em dia é muito mais importante do que cometer loucuras.

Tanto Flávio Araújo, no Fortaleza, como Lisca, no Ceará, terão alguma base deste ano, mas os trabalhos tendem e precisam ser bem diferentes. No tricolor, o desafio principal é dar confiança real para o técnico – não o inócuo “prestigiado” – que, por sua vez, tem a missão de fazer seus indicados atuarem bem, com consistência. No alvinegro, Lisca, sem Rafael Costa e Ricardinho, seus principais jogadores, tem que visualizar a temporada toda e não apenas um trabalho emergencial que, apesar de ter dado muito certo, não guarda relação essencial com um projeto a longo prazo.

O dia a dia no campo, o caráter do grupo, a estrutura médica, fisiológica e física serão as estrelas das companhias, até porque 2015 provou em todas as competições, com doses fartas de realidade e tapas na cara, que nome não ganha acesso, nem campeonato, mas a competência, sim.

Em tempo: aproveito o texto para agradecer muito a todos pela companhia neste espaço desde abril deste ano. Foram cerca de 300 textos e quase 10 mil comentários recebidos. Que cada um tenha um novo ano na medida de seus desejos. Até a primeira semana de janeiro, o Blog e a liberação de comentários estarão em ritmo de férias. A cobertura segue firme no www.esportes.opovo.com.br, no Jornal O POVO, na rádio O POVO/CBN e na TV O POVO. O programa Futebol do POVO, também nos canais Esporte Interativo e EIMAXX2, volta no dia 4 da janeiro, às 17h. Um abraço.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles