O Ceará já faz neste ano sua melhor campanha na Copa São Paulo. Na vitória sobre o Joinville por 3×2, nesta quarta-feira, que colocou o time entre os 14 melhores da competição (começaram 112 clubes), o atacante Caio César marcou os três gols do alvinegro.

Com 18 anos – fará 19 em maio – Caio chegou ao Ceará em 2014 e na temporada passada foi artilheiro do estadual sub-20. Pela programação e entendimento do departamento de futebol de base do clube, o jogador ainda precisa amadurecer para atuar entre os profissionais.  É assim que ele está sendo preparado e, portanto, não é cotado para fazer parte do grupo principal.

Lisca, com grande experiência em trabalhos com atletas jovens, tem acompanhado os jogos da Copa São Paulo e nada impede, entretanto, que etapas sejam puladas, mas não é uma decisão isolada. É preciso ter cuidado mas, ao mesmo tempo, é relevante levar em consideração que o contrato com Caio, que é atacante de área, forte fisicamente e tem como ponto forte a ocupação inteligente em espaços curtos, está assinado até o meio de 2017.

Outro ponto fundamental: mais importante do que qualquer resultado na Copa São Paulo, o relevante é o aproveitamento real de atletas no time principal. Nada adianta ter base, investir em CT se esses meninos não ganharem oportunidade para amadurecer e dar frutos técnicos e financeiros ao Ceará.

Em tempo: o Cruzeiro será o adversário do Ceará na quarta fase da Copinha. Em caso de vitória, chegará nas quartas de final.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles