Faltam apenas nove partidas para que o campeão cearense desta temporada seja conhecido. Cinco da segunda fase, as duas semifinais e as duas finais.

Favoritos destacados, Fortaleza e Ceará se enfrentam neste domingo e, além de toda a importância da partida, começa pra valer uma briga direta pela vantagem de disputar a final (desde que ambos cheguem, evidente) atuando por dois resultados iguais (empates ou vitória e derrota pelo mesma diferença de placar).

Depois de nove partidas disputadas, os rivais têm como média mais dois pontos conquistados por partida, ou seja, somam 22, com sete vitórias, um empate e uma derrota, 81% de aproveitamento . Caso exista um vencedor neste domingo já abrirá três de vantagem e poderá administrar com mais tranquilidade pensando lá na frente, inclusive no outro Clássico-Rei do dia 27 de março.

Levando em consideração apenas os anos recentes,  o Ceará foi campeão estadual em 2013 e 2014 aproveitando a vantagem – justa – do regulamento.  Em 2015 o Fortaleza reverteu a vantagem no segundo final da segunda partida, que também era do Ceará, depois de ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1 e empatado por 2 a 2, numa partida épica dentro de campo e lamentável do ponto de vista da briga histórica.

O Campeonato Cearense, olhando por um raro aspecto positivo, evoluiu neste sentido. Tempos ruins aqueles em que a decisão ia para os pênaltis e não se valorizava saldo de gols ou as melhores campanhas dentro da competição.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles