Começaram 20 clubes na edição 2016 da Copa do Nordeste e depois de uma rodada insana nesta quarta-feira agora são apenas oito. Entre eles, Ceará e Fortaleza, que na tarde desta quinta vão conhecer a tabela das quartas de final. Há chance, inclusive, de Clássico-Rei ocorrer porque cada um está num pote para sorteio diferente. Claro que os torcedores gostariam de ver os rivais de fora da competição, mas para o futebol cearense é interessante que ambos tenham passado. E foram histórias diferentes, é verdade.

O alvinegro começou mal com a derrota para o Vitória da Conquista, mas depois não perdeu mais e fez 13 pontos em 15 disputados. Bom futebol? Não, com exceção da vitória sobre o Sampaio no PV. Lisca segue preferindo escalações burocráticas e sem criatividade no meio-campo, mas tem conseguido alguma segurança defensiva. Com volume de jogo e velocidade pelos lados – no meio muita lentidão ainda – as vitórias apareceram como a desta quarta-feira em função de um golaço de Assisinho em jogada individual. Coletivamente a equipe voltou a decepcionar.

O tricolor até de técnico mudou e todo o mérito da classificação é de Marquinhos Santos. Com ele, a equipe somou seis pontos em duas partidas e ganhou uma confiança que até então não mostrava. Antes, com Flávio Araújo, foram apenas quatro pontos somados em quatro jogos. A arrancada da classificação ocorreu porque o Fortaleza venceu o Sport em casa jogando um bom futebol e o River, nesta quarta, em Teresina, mesmo tendo feito um primeiro tempo bem ruim com uma escalação ofensiva. O Fortaleza também foi beneficiado por um erro de arbitragem importante, que anulou um gol legal do River quando a partida estava empatada sem gols, ainda no início. Depois, viu Pio ser expulso sem nenhuma razão e Anselmo, em condição legal, ser impedido pelo árbitro de finalizar para marcar. Os gols do tricolor: Juninho e Pio.

Ceará e Fortaleza vão receber 450 mil reais por passar para as quartas de final da competição. Desde a retomada da Copa do Nordeste, em 2013, nenhuma equipe cearense foi eliminada na primeira fase.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles