Futebol do Povo

Ceará e Fortaleza na Copa do NE: eliminações dramáticas e sofridas porque o futebol nem sempre se explica

59 64

O futebol é o futebol por causa de dias como este domingo, por causa de partidas como as que definiram o destino de Fortaleza e Ceará na Copa do Nordeste. Os rivais, derrotados por 2 a 1 na quarta-feira, conheceram suas eliminações em jogos dramáticos, em situações que colocam seus torcedores em total posição de lamentar e muito porque ambos, da forma como as partidas se desenrolaram, tinham totais condições de fazer uma das semifinais. Tanto tricolor como alvinegro deixaram escapar dois encontros entre os dedos, partidas que seriam históricas, tanto quanto a final que não ocorreu em 2013.

O Fortaleza jogou muito mais do que o Bahia. Viu Ricardo Berna defender um pênalti no começo da partida e depois criou e perdeu um caminhão de gols, inclusive aproveitando estar com um jogador a mais em boa parte do encontro (cerca de 70 minutos). No segundo tempo abriu o placar com Eduardo e continuou perdendo chances. Tomou o empate, golaço de Juninho – o artilheiro dos encontros – e continuou desperdiçando oportunidades uma após a outra, acertando a trave três vezes. Foi uma jornada inacreditável, dolorosa para o Fortaleza.

O Ceará, ainda sem criatividade no meio-campo, usando muitas ligações diretas e cruzamentos, se não foi dominante diante de um Santa Cruz bem armado defensivamente, teve total chance de vencer. Perdeu duas chances reais tiradas de cima da linha mas, especialmente, viu Rafael Costa desperdiçar um pênalti defendido por Tiago Cardoso, que depois voltaria a fazer uma defesa monstruosa numa cabeçada de Charles. E tomou o gol do Santa Cruz já sem Rafael Costa expulso, chute cruzado de Wallyson, exatamente no mesmo momento em que o Fortaleza sofria o gol do Bahia em Salvador.

Foi um dia inesquecível, de muita frustração para o futebol cearense, mas assim é o futebol. Não dá para desperdiçar tantas oportunidades. Sempre se paga o preço. E desta vez foi o mais alto possível.

Recomendado para você