sergio_soaresÉ hora de deixar de uma vez em algum canto da memória as frustrações do começo do ano para o elenco do Ceará. Depois das eliminações do estadual e da Copa do Nordeste jogando um futebol muito ruim, com severas e justas críticas da torcida e com uma marcante autoavaliação da própria diretoria executiva de que tudo estava errado, a partida contra o Joinville, nesta quarta, estreia do time na segunda fase da Copa do Brasil, marca o início real do comando do técnico Sérgio Soares. É um novo time que tem sido construído nos treinamentos.

A partida de volta contra o Resende, na primeira fase da Copa do Brasil , estreia do treinador, não serviu como parâmetro para cobranças por uma questão simples de justiça e tempo, mas quase três semanas de treinos já são suficientes para que se observe com todo cuidado a atuação em Santa Catarina. E será preciso mostrar evolução até para entender com correção quais as peças necessárias para reforçar o grupo com inteligência.

Ao contrário de muitos que só enxergam o resultado como fim, entendo que mais importante do que qualquer placar será a postura da equipe atuando fora de casa, num campo sempre difícil, diante de um adversário forte, que está na Série B, vice-campeão catarinense numa disputa equilibradíssima contra a Chapecoense, que está na Série A.

Sérgio Soares não nega sua veia ofensiva e assim tem treinado, com três atletas mais avançados – Serginho, Assisinho e Rafael Costa – mas evidente que, sem a bola, todos os jogadores sabem que precisam fazer a recomposição. Ainda assim, atuar com volantes que sabem jogar, como Marino – estreia pelo alvinegro – e Richardson, é indício de que o futebol tem potencial para melhorar.

Na zaga, estreiam Antonio Carlos e o lateral Eduardo. O primeiro é um dos zagueiros com mais gols na história do futebol brasileiro. São cerca de 70, mas certamente seu objetivo central não será esse. Já Eduardo é homem de confiança de Sérgio Soares.

Assim, um novo ano começa para o Ceará.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles