Sem transmissão pela TV, fui atrás de conversar com pessoas qualificadas que viram a vitória do Ceará sobre o Joinville, nesta quarta-feira, jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil e as referências são as melhores possíveis para esse jogo especificamente, evidente.

O jornal A Notícia cita que “A vitória parcial por 1 a 0 do Alvinegro antes do intervalo acabou ficando barato para o Tricolor e que o jogo foi todo do Ceará”.

O jornalista Elton Carvalho, do blog Toque de Letra, do grupo RBS, com quem conversei nesta quinta-feira, também fez muitos elogios ao time do Ceará. Além de Everson, que fechou o gol no segundo tempo, destacou o zagueiro Antonio Carlos e as movimentações inteligentes de Felipe no meio-campo e dos atacantes pelos lados, Assisinho e Serginho. Rafael Costa também incomodou demais. Taticamente, Elton destacou que Sérgio Soares deixou o time organizado em uma faixa de 30 metros, adiantando a linha defensiva e compactando a linha ofensiva, situação que é uma ótima notícia para um Ceará que foi totalmente desorganizado nos primeiros meses do ano.

Sobre o gol do Ceará, uma imagem que circula na imprensa de Santa Catarina aponta impedimento de Serginho quando ele recebe a bola de Felipe (no passe de Serginho para Rafael Costa tudo normal). É um lance complicado para o auxiliar, que estava bem colocado, e inconclusivo para mim com a imagem parada aí de baixo porque a bola já tinha saído do pé do meio-campista Felipe. Para ver melhor, apenas no vídeo. Ainda assim todos com quem conversei são unânimes em dizer que o Ceará teve uma atuação inteligente e muito boa.

ceara

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles