sergio_soaresEm 12 pontos disputados, apenas quatro ganhos. A campanha do Ceará nestas quatro primeiras rodadas da Série B é bem ruim – 14a. posição – não tanto pelos resultados, mas também porque não conseguiu mostrar padrão e organização tática. Dentro da mesma partida a inconstância é enorme. Além disso, falhas individuais graves têm exposto os problemas de qualidade técnico do elenco.

A produção ofensiva da equipe não é ruim, apesar de não conseguir compensar em pontos na tabela a fragilidade defensiva. São sete gols marcados e o ataque só não fez mais do que o Vasco, Náutico e Avaí. Há qualidade no setor, especialmente se for feita a comparação com os outros clubes da competição, tirando Vasco e Bahia, evidente.

Defensivamente, entretanto, o alvinegro já possui o quarto pior desempenho. Apenas Sampaio Corrêa, Paysandu e Vila Nova tomaram mais gols do que os sete sofridos pela equipe de Sérgio Soares. O time não consegue atuar de forma compacta, as linhas estão soltas e atuações abaixo da crítica de defensores colaboraram para tantos tentos tomados.

Claro que ainda faltam 34 rodadas, mas como contraponto, 10% do campeonato já foi superado e não dá pra ignorar que as correções precisam ser feitas imediatamente. Fica claro que Sérgio Soares ainda não sabe como tirar o melhor do elenco. Suas substituições não tem tido o efeito desejado.  Ao mesmo tempo, a diretoria tem a obrigação de qualificar o grupo. É algo que já se sabia e que esses primeiros jogos escancararam.

Tagged in:

,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles