Após a vitória sobre o Vila Nova por 4 a 3, no sábado passado, o Ceará, vice-líder da Série B com 33 pontos (quase dois por partida de média), entrou para o grupo dos melhores visitantes da competição. A equipe, já dona da melhor campanha como mandante (são 22 pontos ganhos em 27 disputados, 81,5% de aproveitamento) agora tem o terceiro desempenho mais positivo quando atua fora de casa. São oito jogos realizados, com três vitórias, dois empates e três derrotas, o que representa 45,8% dos pontos disputados. Apenas Vasco e CRB, atuando longe de casa, têm números mais expressivos do que o elenco comandado pelo técnico Sérgio Soares.

Comparando com o desempenho do ano passado nas duas circunstâncias, a diferença é enorme. Em 2015 o Ceará, em 19 partidas atuando fora de casa, somou 17 pontos, aproveitamento de 29,8%. Já nos encontros em que foi mandante, o Alvinegro agregou 28 pontos, apenas 49,1% de aproveitamento.

Na atual campanha, o Ceará, que tem o terceiro ataque mais positivo da Série B no geral (são 28 gols marcados) ostenta, ao lado do Vasco e do CRB, o melhor desempenho ofensivo como visitante. São 15 gols marcados, fruto de uma ordem tática corajosa mesmo atuando afastado de seus domínios, tanto que em apenas uma partida o time deixou balançar as redes adversárias, na derrota para o Luverdense por 2 a 0. Nos outros sete jogos a equipe trouxe na bagagem pelo menos um tento anotado. Como contraponto, o Alvinegro tem a defesa mais vazada fora de casa, os mesmos 15 gols sofridos e só não tomou mais porque Éverson vive grande fase. Em todo caso, o caminho para subir passa justamente por aí: 80% de aproveitamento em casa e pelo menos 40% fora.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles