Futebol do Povo

Ceará perde para o Goiás, não volta ao G4 e aumenta série sem vitória na Série B

32 27

O Ceará segue com problemas na Série B. Neste sábado, no Serra Dourada, a equipe foi derrotada pelo Goiás por 2 a 0, gols marcados por Marcão e Léo Gamalho, um em cada tempo. Agora o Alvinegro aumenta para sete partidas a sequência sem vitória na competição. Com 38 pontos o elenco comandado por Sérgio Soares ocupa a quinta colocação. O Vasco, que bateu o Oeste por 3 a 2, lidera, com 44 pontos. Na próxima rodada, a 25ª, o Ceará encara o Sampaio Corrêa, no Castelão, na terça-feira que vem.

O primeiro tempo começou com muita lentidão das duas equipes, além de passes errados em demasia, que deixaram o confronto ruim tecnicamente. As propostas de jogo, entretanto, eram diferentes. O Goiás tinha a iniciativa ofensiva e explorava muito bem o atacante Rossi, pela direita. Walter também se movimentava com inteligência e era boa alternativa. Já o Ceará, com cinco jogadores no meio-campo e apenas Rafael Costa na frente, se preocupava apenas em conter o ímpeto do adversário e, sem criatividade coletiva ou jogadas individuais, se mostrou incapaz de incomodar o goleiro Márcio, que só apareceu aos 47 minutos com boa defensa em cobrança de falta de Ricardinho. A essa altura o Goiás – que criou pelo menos cinco oportunidades reais para marcar – já vencia por 1 a 0, gol marcado por Marcão aos 38 minutos, depois de cruzamento rasteiro de Walter. O centroavante foi mais rápido do que o goleiro Éverson e fez a rede balançar.

No segundo tempo o Ceará voltou melhor, com mais aproximação entre o meio-campo e o ataque, especialmente Ricardinho, Felipe e Rafael Costa. Com quatro minutos o time – que já tinha Buiú na vaga de Sanchez – perdeu o goleiro Éverson, machucado, para a entrada de Lauro. Com seis minutos Ricardinho foi expulso. O meio-campista do Alvinegro, que tinha criado duas boas chances momentos antes, já tinha cartão amarelo, fez falta feia e acabou excluído da partida.

Com um jogador a menos o Ceará teve grande oportunidade para empatar em cabeçada de Diego Felipe, aos 12 minutos, mas o Goiás, bem postado defensivamente e saindo rápido para o ataque criava as melhores chances, tanto que o goleiro Lauro apareceu bem duas vezes, mas não conseguiu segurar cruzamento de Daniel Carvalho. No rebote, Léo Gamalho, ex-jogador do Ceará, marcou de cabeça segundos depois de entrar no gramado na vaga de Marcão.

A vantagem de dois gols era o que o Goiás precisava para tocar a bola e controlar as ações no meio-campo, sem muita preocupação defensiva, ainda que o Ceará tenha tido boa chance com Felipe e outra com Wescley. O triunfo em casa deixou o time verde com 30 pontos, fora da zona de rebaixamento. Foi a estreia do técnico Gilson Kleina.

Recomendado para você