AppleMark

Divulgada nesta sexta-feira, a mais relevante informação da pesquisa O POVO/ Datafolha em relação ao tamanho das torcidas em Fortaleza é a seguinte: na cidade, todas as equipes de fora do Estado somadas têm 18% de torcedores. Esse mesmo dado colhido em 2012 apontava que clubes fora do Estado detinham 23% da preferência das pessoas com mais de 16 anos.

A soma das torcidas de Ceará, Fortaleza e Ferroviário também teve crescimento, porém não aumentou na mesma proporção. Em 2012, juntos, os três tinham 50% de preferência (28% Ceará, 21% Fortaleza e 1% Ferroviário). Agora, ambos somam 52% (26% Ceará, 25% Fortaleza e 1% Ferroviário)

Evidente que ninguém é obrigado a torcer por qualquer equipe, mas é importante para o fortalecimento do futebol cearense que as equipes locais tenham aumento de adeptos e, como consequência, de consumidores.

Fortaleza e Ceará têm, assim, um grande mercado para explorar, desde que façam isso com inteligência, tanto para manter essa linha de crescimento de torcedores na cidade em que estão sediados, como também no interior, onde claramente as equipes de fora do Estado possuem grande representatividade.

Aumento na exposição dos clubes nas mais variadas mídias (com destaque para a TV) e ações como os programas de sócios influenciaram positivamente, não me parece haver dúvida em relação a isso, mas um caminho enorme ainda precisa ser trilhado, inclusive com ações conjuntas, estimuladas por uma rivalidade que nunca deve acabar, mas que precisa ser aproveitada com sabedoria e não ódio.

Pesquisa 2016 (em %, ouvidas 864 pessoas)

Ceará – 26
Fortaleza – 25
Ferroviário – 1
Times de fora do Estado – 18
Não torcem para ninguém – 30

Pesquisa 2012(em %, ouvidas 827 pessoas)

Ceará – 28
Fortaleza – 21
Ferroviário – 1
Times de fora do Estado – 23
Não torcem para ninguém – 27

Tagged in:

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles