Futebol do Povo

Família Dal Pozzo

54 12

Conhecido nos outros clubes em que trabalhou – Chapecoense, Criciúma, Náutico e ABC – pelo estilo ‘paizão” ao tratar com o grupo de jogadores, o técnico Gilmar Dal Pozzo já mostra nos poucos dias de trabalho no Ceará que não vai abandonar a forma de conduzir a relação com os jogadores.

Em entrevista coletiva na sua apresentação de terça-feira passada, Dal Pozzo confirmou que conversou particularmente com o atacante Rafael Costa e o zagueiro Sandro. Ambos têm contrato com o Alvinegro para a próxima temporada. O objetivo era ouvir que estavam comprometidos com o projeto. “Eles me deram respostas muito positivas e mostraram vontade de trabalhar comigo”, avisou.

De fala tranquila, que contrasta com seu 1.94m, o novo treinador do Ceará protege bastante seus jogadores. Críticas, raras, aparecem apenas para lamentar atuações coletivas ruins, jamais questionando atletas individualmente.”Ele cobra muito dos jogadores, mas internamente e dá muito valor para o coletivo, buscando um padrão baseado em transformar o grupo em uma família” conta Rodrigo Goulart, editor de esportes do Dario do Iguaçu, de Chapecó, onde o catarinense Dal Pozzo fez seu melhor trabalho, levando a Chapecoense da Série C para a Série A no biênio 2012/2013

Aos 46 anos, o ex-goleiro do Caxias, Marítimo, Goiás, Avaí, Santa Cruz e Veranópolis, chega ao Ceará em condição parecida com a do clube: precisando resgatar a competência de tempos passados porque as lembranças profissionais de 2016 não são boas, já que ele foi demitido de Náutico e Paysandu sem conseguir bons resultados.

Taticamente, inspirado em Tite, de quem é amigo – o técnico da seleção brasileira inclusive enviou um vídeo desejando sorte a ele no dia de sua apresentação – Dal Pozzo adota o 4-2-3-1 em seus times, porém tem tem tentado – foi assim no Náutico e no Paysandu – o 4-1-4-1, esquema mais usado no mundo hoje, com preenchimento do meio-campo que tenta chegar ao ataque também pelos lados e marcar firme pra dificultar a vida do adversário.

Recomendado para você