Via de regra não costumo cravar se um jogador deu certo ou não em apenas cinco partidas por um clube. Há exceções, entretanto. Rafael Pereira, o zagueiro de 32 anos que o Ceará contratou para a temporada 2017, é uma delas.

Seguro no combate direto, bola aérea e bem nas antecipações, o jogador já mostrou que será um dos líderes técnicos e de comportamento da equipe. Não surpreende e por isso o óbvio do título. Rafael foi um dos melhores zagueiros da Série B do ano passado atuando pelo Náutico. A lamentação da torcida Timbu ao saber que a diretoria não o tinha procurado para renovar contrato ainda no começo de dezembro do ano passado foi bem relevante.

De olho na possível saída de Pernambuco, seu empresário resolveu em três dias o contrato com o Ceará, que mostrou especialmente nessa contratação ter trazido um atleta com critério adequado para os objetivos do clube. O fato do jogador, que é gaúcho de Rio do Sul, ter trabalhado com o técnico Gilmar Dal Pozzo colaborou bastante para o acerto.

Com apenas dois gols sofridos em seis partidas na temporada, o sistema defensivo do Ceará tem se mostrado mais competente do que o ofensivo. Rafael Pereira também neste aspecto pode ajudar. No Náutico foram sete gols marcados em 68 partidas e no Juventude, onde atuou de 2010 a 2014- foram mais 12 tentos marcados em cerca de 120 jogos.  Pelo Alvinegro, ele já balançou as redes uma vez.

Ceará 1×0 Ferroviário

O Alvinegro não fez um bom primeiro tempo mas, ainda assim, voltou a perder muitas chances de gol. Lelê, Alex Amado e Magno Alves desperdiçaram chances claras, permitidas por um sistema defensivo do Ferrão bastante desarrumado, fazendo linhas de impedimento completamente equivocadas.

Diante das limitações físicas, técnicas e de diferença de elenco, o Ferroviário fez o que era possível, mas no segundo tempo se recusou a atacar, o que facilitou o trabalho do Ceará que, dominante, voltou a criar e perder oportunidades. Apenas no finalzinho da partida, para fazer justiça ao que foi a peleja, Magno Alves fez o gol da vitória, o primeiro em mais esse retorno ao clube.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles