Futebol do Povo

Rafael Pereira: um óbvio acerto do Ceará para 2017

1683 19

Via de regra não costumo cravar se um jogador deu certo ou não em apenas cinco partidas por um clube. Há exceções, entretanto. Rafael Pereira, o zagueiro de 32 anos que o Ceará contratou para a temporada 2017, é uma delas.

Seguro no combate direto, bola aérea e bem nas antecipações, o jogador já mostrou que será um dos líderes técnicos e de comportamento da equipe. Não surpreende e por isso o óbvio do título. Rafael foi um dos melhores zagueiros da Série B do ano passado atuando pelo Náutico. A lamentação da torcida Timbu ao saber que a diretoria não o tinha procurado para renovar contrato ainda no começo de dezembro do ano passado foi bem relevante.

De olho na possível saída de Pernambuco, seu empresário resolveu em três dias o contrato com o Ceará, que mostrou especialmente nessa contratação ter trazido um atleta com critério adequado para os objetivos do clube. O fato do jogador, que é gaúcho de Rio do Sul, ter trabalhado com o técnico Gilmar Dal Pozzo colaborou bastante para o acerto.

Com apenas dois gols sofridos em seis partidas na temporada, o sistema defensivo do Ceará tem se mostrado mais competente do que o ofensivo. Rafael Pereira também neste aspecto pode ajudar. No Náutico foram sete gols marcados em 68 partidas e no Juventude, onde atuou de 2010 a 2014- foram mais 12 tentos marcados em cerca de 120 jogos.  Pelo Alvinegro, ele já balançou as redes uma vez.

Ceará 1×0 Ferroviário

O Alvinegro não fez um bom primeiro tempo mas, ainda assim, voltou a perder muitas chances de gol. Lelê, Alex Amado e Magno Alves desperdiçaram chances claras, permitidas por um sistema defensivo do Ferrão bastante desarrumado, fazendo linhas de impedimento completamente equivocadas.

Diante das limitações físicas, técnicas e de diferença de elenco, o Ferroviário fez o que era possível, mas no segundo tempo se recusou a atacar, o que facilitou o trabalho do Ceará que, dominante, voltou a criar e perder oportunidades. Apenas no finalzinho da partida, para fazer justiça ao que foi a peleja, Magno Alves fez o gol da vitória, o primeiro em mais esse retorno ao clube.

Recomendado para você