Segundo maior artilheiro do Ceará com 151 gols marcados em 215 partidas – média altíssima de 0,69 por jogo – Mitotônio será lembrado pelo Ceará antes do confronto diante do Flamengo, dia 22 de fevereiro, pela Primeira Liga, no Castelão.

A diretoria de Cultura, Biblioteca e Documentação do clube ainda não decidiu exatamente como será a homenagem, mas fará referência ao centenário de nascimento do jogador (22 de fevereiro de 1917), que faleceu no dia 1 de abri de 1951.

Uma das preocupações do Ceará é esclarecer dois fatos. O primeiro é que Mitotônio nasceu em Granja, mas em 1917 e, portanto, morreu aos 34 anos e não aos 35, como a história conta. O segundo é deixar claro que o motivo do falecimento não foi a panelada que ingeriu antes da partida contra o Gentilândia, no Presidente Vargas – o jogo terminou 4 a 1 para o Ceará, com o primeiro gol justamente do atacante.

De fato o ponta esquerda talentoso comeu a panelada, vomitou em campo, mas a causa da sua morte não foi congestão estomacal, como o folclore conta, mas um Acidente Vascular Cerebral (AVC) após ser liberado do hospital, como comprova o atestado de óbito.

Mitotônio foi tão relevante para o Ceará que tem mais gols do que Sérgio Alves com quase 100 jogos a menos. Gildo é o atacante com mais tentos pelo Alvinegro.

É importante para qualquer clube contar as histórias de seus ídolos. No caso do Ceará, quem torce carrega na paixão uma entidade centenária. Suas histórias precisam ser contadas.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles