O Ceará continua dominando a primeira fase do Campeonato Cearense, mas, escalado com o time reserva neste domingo, perdeu dois pontos para o Itapipoca. O empate por 1 a 1 deixou o Alvinegro com 16 pontos em sete partidas, cinco a mais do que Guarani de Juazeiro e Fortaleza, ambos ainda com seis jogos. Já o Itapipoca segue sem vencer na competição e, em cinco partidas, soma dois pontos, correndo risco sério de rebaixamento.
Disputado em um gramado com muitos buracos e cheio de lama em função da chuva, o jogo mostrou baixo nível técnico e os menos culpados foram os atletas, que não conseguiam trocar passes em sequência em função do piso prejudicado. Ainda assim, fizeram comovente esforço para superar tamanha falta de condição para trabalhar.
O primeiro tempo foi de poucas oportunidades de gol. O Itapipoca teve a primeira, aos 17 minutos, em cabeçada de Leo. O jogador ganhou da zaga do Ceará e a bola passou perto da trave. Um minuto depois saiu o tento do Ceará. Rafinha arriscou de fora da área e pegou muito bem na bola, fazendo um golaço. Aos 22 o time da casa não empatou porque o goleiro Diego Almeida fez boa defesa em chute de Ribinha.
No segundo tempo, o Itapipoca voltou buscando o empate e marcou logo a um minuto, mas o árbitro anulou o gol de cabeça marcado por Jandyr, que estava efetivamente em impedimento. Aos oito minutos, Jackson Caucaia sentiu contusão e Matheus Trindade assumiu vaga no meio-campo Alvinegro. A mudança não teve influência na partida. O Ceará poderia ter ampliado aos 16 minutos, mas a cabeçada de Lucas foi muito bem defendida por Tiago.
Conforme o tempo passava, o gramado ia piorando e as faltas e jogadas bruscas ganharam mais espaço. Com o cenário estabelecido, as chances do Itapipoca eram nas bolas aéreas e Jandyr teve boa oportunidade aos 34 minutos, mas novamente Diego defendeu com precisão.
Ao Ceará, já com Rafael Carioca na vaga de Nathan, restava segurar o resultado e, eventualmente, tentar ampliar o placar. O time, entretanto, recuou demais e depois de pressão do Itapipoca, sofreu o empate aos 50 minutos, gol de Jandyr, de cabeça.
Com três gols sofridos em sete jogos, o time tem a melhor defesa do certame ao lado do Fortaleza e encara o Garani de Juazeiro no próximo domingo, 19, pelo estadual. Antes, na quarta-feira que vem, 15, faz sua estreia na Copa do Brasil, fora de casa, contra o Boavista, no Rio de Janeiro. Já o Itapipoca, fora de casa, também no domingo, visita o Horizonte.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles