Futebol do Povo

Dois meses depois, Fortaleza descobriu que não deveria ter feito reformulação total no elenco

362 36

Já se foram duas eliminações precoces em 2017 – Copa do Brasil e Copa do Nordeste, com consequente perda de dinheiro com cota e renda; protestos e ameaças de torcedores contra jogadores; demissão de Hemerson Maria e César Sampaio; contratação de Marquinhos Santos; saída de diretor de futebol e cargo vago. Com todos os fatores somados, a conclusão parece geral: a reformulação radical foi um erro enorme.

O presidente Jorge Mota disse claramente que seu trabalho no fim do ano passado foi prejudicado. De acordo com o dirigente, a vontade era renovar com alguns jogadores da campanha de 2016, mas muita gente disse que ele não tinha esse direito por causa das eleições de dezembro. “Isso atrapalhou o Fortaleza e quando fui atrás, os jogadores já tinham assinado com outros clubes. Agora quero mudar o estatuto pra que as eleições não sejam mais no fim da temporada”, avaliou.

Também Marquinhos Santos se manifestou. E abro aspas para o treinador: “Eu não entendo qual foi o procedimento da reformulação que foi feito. Porque um time que elimina o Flamengo com duas vitórias, um América-MG na Copa do Brasil, quase conseguiu uma classificação frente ao Inter – todas equipes de Série A do ano passado – conquista um Estadual, não passou pelo Bahia na Copa do Nordeste por um detalhe e não subiu de série por uma ocasião, não quer dizer que tava tudo errado”. Há coerência na avaliação.

Para além disso, torcedores que também defendiam a limpeza total do elenco após a partida contra o Juventude que determinou a permanência do clube na Série C, hoje sentem saudades de Lima, Edimar, Juliano, Pio, Sobralense, Corrêa e companhia. De Éverton não mais, até porque o meio-campista se apresenta nesta quinta-feira. Os demais já são alvos de especulação e não será surpresa se mais de um retornar. E para o cargo de diretor de futebol, Marcelo Paz negocia o retorno. Ele, que ficou no cargo por dois anos seguidos, em 2015 e 2016.

Recomendado para você