Tão relevante quanto os dois gols que marcou na vitória sobre o Guarani por 2 a 0 (Lele e Magno Alves), foram as chances efetivas que o Ceará criou no segundo jogo da semifinal, neste domingo, no Castelão, para um modesto público de 6777 pagantes (renda pouco maior do que 63 mil reais).

Levando em consideração os dois tempos, o Alvinegro, contando com os tentos, criou nove oportunidades reais, escancaradas, para marcar. Foi uma boa produção. No sistema defensivo, entretanto, fugindo do que vem ocorrendo, a equipe de Givanildo também sofreu. No total, correu risco iminente seis vezes.

Foi uma partida muito melhor do que o primeira, o 0 a 0 em Juazeiro, o que não obrigatoriamente quer dizer que foi uma grande apresentação das equipes. O Ceará, com a bola, fez um primeiro tempo lento, seguro na defesa, mas com pouca mobilidade e criatividade e só foi levar perigo aos 34 minutos. O Guarani, recuado demais, apostava em um sistema defensivo forte, mas suas saídas em velocidade foram atrapalhadas pelos muitos passes errados.

Na segunda etapa, o cenário melhorou bastante. Mais ágil com Lele em campo e com Magno Alves presente na área, o Ceará foi atrás da vitória. Apareceram as tabelas, aproximações, jogadas pelo lado, pelo meio, diversas chances e os gols. A consequência foi um sistema defensivo mais vulnerável, inclusive porque o Guarani, com Adenilson atuando bem, também deixou de errar muitos passes e teve mais calma pra buscar o campo ofensivo. Pecou, entretanto, nas finalizações, como no inacreditável gol feito perdido – quando o jogo estava 0x0 – por Emerson Catarina.

É complicadíssima a missão do Guarani. Precisa vencer o terceiro jogo no tempo normal, sábado que vem, e depois nos pênaltis. Só uma hecatombe tira o Ceará da final do estadual. O time ainda está longe de encantar, mas tem feito o necessário para disputar o título em um estadual que não exige muito.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles