A primeira partida do Ceará Série B 2017, nesta sexta-feira, esbarrou em um problema conhecido desde o começo da temporada: o ruim desempenho do seu sistema ofensivo. Na derrota para o CRB por 1 a 0, em Maceió, a equipe até criou boas oportunidades (finalizou 12 vezes, contra 8 da equipe alagoana), especialmente no segundo tempo, quando teve mais coragem, mas falhou demais na hora que foi preciso colocar qualidade para balançar as redes. Felipe Menezes, Alex Amado, Wallace Pernambucano, Maxi Biancucchi, Arthur Cabral e Roberto, que estiveram em campo em algum momento, foram mal individualmente.

Por outro lado, o sistema defensivo do Alvinegro, que vinha firme na temporada, apresentou problemas. Além do gol do CRB marcado por Neto Baiano (o que não é novidade) aos 44 do primeiro tempo (passe perfeito do lateral Marcos, ex-Ceará), fruto de falha coletiva envolvendo Romário, Rafael Pereira e Cametá, o time permitiu ao adversário diversas chances agudas nos dois tempos em função de erros de posicionamento e também qualidade do adversário, evidente, bem superior em relação aos times que o Ceará tinha enfrentado até agora em 2017. Em uma dessas oportunidades, Edson Ratinho chegou a marcar, aos 26 minutos da segunda etapa, mas a arbitragem, erradamente, marcou impedimento, prejudicando o time da casa, que ali poderia ter feito 2 a 0 e resolvido o jogo.

Outro ponto que o Ceará terá que corrigir é a sua postura lenta e defensiva demais, algo que se viu especialmente na primeira etapa, quando optou por apenas aguardar o adversário, arriscando apenas dois chutes de fora da área e nada mais.

Em tempo: 44 faltas, um número elevadíssimo de infrações, mostrando como os times tiveram dificuldade em marcar com inteligência.

Tagged in:

, , , ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles