Por André Almeida

No último domingo, 28, um dia após a vitória sobre o Náutico por 2 a 0, o técnico Givanildo Oliveira completou 100 dias no comando do Ceará. E é notória a mudança que o treinador trouxe ao clube.

Antes, uma breve retrospectiva: Givanildo assumiu o Ceará no dia 17 de fevereiro, substituindo Gilmar Dal Pozzo em momento conturbado após eliminação na Copa do Brasil. Fora da Copa do Nordeste, o time caiu na fase de grupos da Primeira Liga, mas fez seu papel no Campeonato Cearense. Givanildo foi campeão invicto e inconteste, com seis vitórias e dois empates em oito jogos.

O experiente técnico trouxe consigo calmaria a Porangabuçu e hoje tem o elenco na mão. Outro fator que o mantém muito prestigiado entre a diretoria alvinegra é a formação de um time coeso e eficiente.

Se não jogou bonito até aqui, o Ceará de Givanildo é eficaz demais. São 13 jogos, com sete vitórias, cinco empates e só uma derrota (para o CRB, na estreia da Série B). Aproveitamento de 66,7% dos pontos disputados. 18 gols marcados e só seis sofridos. E aí está o principal mérito do treinador: a construção de um sistema defensivo sólido e seguro. É nisso que o Vovô deposita a principal esperança para a Série B.

Mas vale lembrar que Givanildo ainda tem pela frente o principal desafio para o qual foi contratado: devolver o Ceará à Primeira Divisão. Falar da sua experiência na Série B é chover no molhado, mas o “Rei do Acesso” não levará o time sozinho ao objetivo.

A lucidez do treinador na entrevista coletiva após a vitória na Arena Pernambuco dá a impressão de quem está ciente do desafio e que é preciso de reforços pra isso. Um meia estilo “camisa 10” é prioridade. E ele tem sido enfático ao solicitar jogadores de qualidade, que cheguem pra assumir titularidade ou, no mínimo, briguem por um lugar na equipe.

Ao treinador, falta longo caminho pela frente. 35 rodadas, para ser mais preciso. Mas nos seus primeiros 100 dias no clube ele já deu mostras de que trabalho não vai faltar.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles