O trabalho tático, aquele que o técnico Givanildo Oliveira não dava muita bola durante a semana de treinos, ficou nítido no primeiro jogo do Ceará sob o comando de Marcelo Chamusca, vitória sobre o Oeste por 3 a 0 neste sábado, no PV, gols de Valdo, Pedro Ken e Rafael Carioca.

Defensivamente, o Ceará ficou postado no 4-1-4-1 e impediu as ações ofensivas do Oeste com segurança. Ofensivamente, com Ricardinho e Pedro Ken escalados desde o começo, o time também contou com os volantes Raul (inclusive deu assistência para o segundo gol) e Richardson para apoiar lá na frente. Assim, Roberto e Magno Alves não ficaram isolados, algo que era corriqueiro.

Evidente que a análise é do primeiro jogo sob o comando de Marcelo Chamusca, mas é importante notar as características de um técnico para o outro. A mudança já tinha ficado clara até mesmo com o Alvinegro comandado por Daniel Azambuja, contra o Vila Nova, no empate por 1 a 1.

Seja como for, era importante demais para o trabalho começar com vitória. Jogando bem, mais organizado, melhor ainda, porque o ambiente de pressão é constante. O compromisso seguinte do Ceará é contra o Paraná, sábado que vem, fora de casa, tempo bom para Chamusca treinar o elenco e aprimorar as primeiras boas impressões. Com tranquilidade e com as cornetas silenciadas, pelo menos até a próxima rodada.

O Ceará tem 15 pontos, assumiu a sexta colocação da Série B.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles