Qual o time com mais passes certos na Série B do Campeonato Brasileiro após 16 rodadas? E o que tem o jogador com mais acertos de passes? Qual a equipe que mais cruza bolas para as áreas adversárias? E a que tem mais precisão nas viradas de jogo? Se você responder Ceará para as quatro perguntas, acerta em cheio, de acordo com levantamento do site Footstats.

CLIQUE E CONFIRA TABELAS E CLASSIFICAÇÕES DAS PRINCIPAIS COMPETIÇÕES DE FUTEBOL NO BRASIL E NO MUNDO

Até agora, com 6155 passes certos no total, nenhum outro time supera o Ceará. Thiago Cametá lidera o fundamento entre todos os atletas que atuaram na competição. O lateral direito do Alvinegro soma 866 passes corretos, absurdos 134 a mais do que o segundo colocado, Rafael Lima, do América-MG. Viradas de jogo certas foram 78 e, no quesito cruzamentos, o elenco que já foi comandado por Givanildo Oliveira e hoje trabalha com Marcelo Chamusca na Segundona soma 456, liderando as estatísticas.

Esses números, entretanto, pouco tem ajudado o Ceará na classificação. Instável, soma 22 pontos (seis vitórias, quatro empates e seis derrotas, saldo positivo de três gols), e com apenas um empate nos últimos dois jogos viu o 6º lugar se transformar em 11º. O aproveitamento como mandante é insatisfatório. São 24 pontos disputados e apenas 11 somados, totalizando 45,8%. Apenas cinco clubes são piores do que o Ceará atuando em seus domínios.

Outro dado que chama a atenção: quantidade de finalizações que o Alvinegro precisa para fazer um gol. Até agora o time arriscou 220 chutes (entre certos e errados, ocupando a terceira posição, atrás apenas de Guarani e América-MG, que estão no G-4 faz tempo) e marcou 18 vezes (média baixa de 1,1 tento por partida). Assim, precisa de 12,2 finalizações para balançar as redes adversárias, número alto e que prova a falta de eficiência ofensiva da equipe, que tenta muito, faz pouco e sofre com a falta de gols de seus atacantes, que marcaram apenas seis tentos na Série B.

E lembra do número ali de cima, que mostra o Ceará como líder de cruzamentos da Série B? Dos 456 tentados – muitas vezes por falta de objetividade e passes verticais – 373 foram errados, ou seja, não terminaram com toques de atletas do Alvinegro. Nenhuma outra equipe errou tantos levantamentos na área como o Ceará nesta Série B.

Tagged in:

,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles