Fazia tempo que o Ceará não ganhava dois jogos seguidos nesta Série B – desde a sequência diante de Náutico e Londrina, terceira e quarta rodadas – mas a vitória sobre o Criciúma por 3 a 1, nesta terça-feira, somada ao triunfo fora de casa contra o Paysandu, na sexta-feira passada, deixaram a campanha da equipe bem mais robusta. Com 28 pontos, assumiu a quarta colocação, primeira vez na competição fazendo parte do G-4 ao fim de uma rodada.

Os comandados de Chamusca fizeram uma partida boa e eficiente no Castelão. Foram oito tentativas de gol, menos do que em outras oportunidades, mas marcaram três vezes e acertaram a trave outras três. Com mais posse de bola do que o adversário e menos afobação, trocaram passes e deixaram de lado o exagero nos cruzamentos (foram 15, muito abaixo da média do time na Segundona). Nas faltas cometidas, parcimônia: apenas 15 infrações, incluindo a do pênalti que deu origem ao gol de honra do time de Santa Catarina.

CLIQUE E CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DETALHADA DA SÉRIE B

Taticamente a equipe foi muito consciente durante todo o jogo. O bom trabalho de Chamusca é nítido, por mais que alguns torcedores teimem em negar o óbvio. Individualmente, Lima e Elton se destacaram no sistema ofensivo. Defensivamente, quando teve sofrimento, foi com moderação. Ainda é o setor mais preparado do elenco. São 17 gols tomados, um dos melhores desempenhos da Série B.

Contra o ABC, fora de casa, sábado que vem, chance de encerrar o turno permanecendo no G-4. O adversário está mergulhado numa crise. Nos 10 jogos mais recentes, foram oito derrotas.

Tagged in:

, , ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles