Com 34 pontos em 20 rodadas, o Ceará está na quarta colocação da atual temporada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em uma competição com baixíssima média de gols marcados – 2,22 por partida, a pior entre todas as edições da Segundona no regulamento de pontos corridos – o Alvinegro tem o quinto ataque mais positivo, ao lado do Juventude. Foram 25 tentos anotados.

O sistema defensivo tem desempenho ainda melhor. Com 17 gols sofridos, a equipe de Marcelo Chamusca é a terceira melhor no quesito e vê apenas Internacional e América-MG com menos tentos tomados (14).

Os números da campanha atual lembram bastante os da Série B de 2009, quando a defesa foi fundamental para o time subir. Naquele ano do acesso para a Série A, a equipe, após um início bastante ruim, terminou em terceiro lugar com 68 pontos e apenas 34 gols sofridos – muito em função do trio Michel, João Marcos e Heleno instituído por PC Gusmão. Foi o segundo melhor desempenho defensivo, perdendo apenas para o Vasco, que tomou 29 tentos. Já em relação ao ataque, os 54 gols marcados representaram só o oitavo mais positivo. O Fortaleza, rebaixado, marcou 56 vezes, mas tomou 64 gols, ou seja, caiu por causa do elevadíssimo número de gols sofridos.

Na atual temporada o Ceará saiu sem ser vazado em 8 das 20 partidas realizadas. É um número muito bom, sólido. Em 2009, o Alvinegro tinha 7 jogos sem sofrer gol em 20 rodadas. Na campanha toda foram 15.

Em tempo: para quem gosta de coincidências, os atuais 34 pontos do Alvinegro após 20 rodadas são os mesmos 34 de oito anos atrás no mesmo período.

Tagged in:

, , , ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles