Futebol do Povo

Ceará não sofre gols na Série B há mais de 400 minutos

1503 21

Quarto colocado na Série B com 51 pontos, o Ceará sustenta a sexta melhor defesa da competição, com 26 gols sofridos, média inferior a um por partida. Apenas Oeste, Vila Nova, Paraná, Inter e América-MG sofreram menos tentos no geral.

Um outro dado, entretanto, é igualmente relevante na campanha do Alvinegro. Das 29 vezes que entrou em campo até agora, em 13 o time saiu sem sofrer gol, mérito de uma forma de atuar do técnico Marcelo Chamusca que, independente do desenho tático numérico em campo, determina que todos os jogadores participem efetivamente da marcação adversária, sem contar a excelente fase do goleiro Everson.

Para se ter uma ideia da importância deste desempenho, na campanha do acesso em 2009 o Ceará ficou 15 jogos dos 38 sem ser vazado.

A atual sequência na Segundona 2017 mostra o elenco sem sofrer gols há quatro rodadas, quando a equipe somou 10 dos 12 pontos disputados e consolidou seu lugar no G-4: empate diante do Santa Cruz e vitórias sobre Luverdense (1×0), Vila Nova (2×0) e Oeste (1×0). O último gol que o Ceará tomou foi aos 41 minutos do primeiro tempo diante do Brasil de Pelotas, no Castelão, na rodada 25. Assim, não contando os acréscimos nas partidas, são 409 minutos sem buscar a bola no fundo da rede.

A única vez que o Alvinegro ficou mais vezes na Série B sem sofrer gols por jogos seguidos foi em 2009, quando o time subiu para a Série A. Ali, foram cinco confrontos: Campinense, Fortaleza, ABC, Brasiliense e Portuguesa.

Recomendado para você