Pela 14a. vez em 30 jogos – a quinta seguida – o Ceará deixou o gramado sem sofrer gol na Série B do Campeonato Brasileiro. A atuação do sistema defensivo foi fundamental para a equipe somar mais três pontos na competição, agora na vitória sobre o Paraná por 1 a 0, nesta terça-feira de Segundona. Com 54 pontos, o time assume o terceiro lugar da competição e segue distante quatro pontos do quinto colocado, o Vila Nova, que venceu o Criciúma fora de casa por 1 a 0, gol de Alípio.

A espalhafatosa atuação de Fernando Henrique – que a torcida, com razão, temia – só mostrou como ele é inferior tecnicamente e inseguro em relação ao titular, Everson, mas também foi suficiente para colaborar com uma firme linha de quatro defensores começando com Richardson pela direita, Tiago Alves substituindo muito bem Rafael Pereira, Luiz Otávio e Romário, formação acertadíssima de Marcelo Chamusca diante das circunstâncias. Raul, Pedro Ken, Ricardinho, Leandro Carvalho e Lima também ajudaram muito na recomposição, ficando Elton com menos obrigação, mesma situação quando Magno Alves entrou no jogo.

O gol logo no início marcado por Leandro Carvalho aos cinco minutos da primeira etapa – grande passe de Lima – permitiu ao Ceará entregar a bola ao Paraná e jogar apostando nos contra-ataques. O Alvinegro até conseguiu uma ou outra oportunidade diante deste cenário, mas o encontro foi bastante amarrado e isso interessou aos comandados de Chamusca por motivos óbvios.

Os 35.992 pagantes no Arena Castelão viram um Ceará com apenas 40% de posse de bola, algo raro, mas finalizando 16 vezes, mostrando inteligência e maturidade, situações fundamentais para a manutenção da série invicta de sete partidas. O Paraná, que trocou bem mais passes, arriscou nove chutes e ficou abaixo da atuação esperada, mas muito por mérito do sistema de marcação do mandante.

Contra o Figueirense, na sexta-feira, novamente em casa, estádio certamente lotado e a oportunidade do Alvinegro avançar mais um degrau em busca de um acesso cada vez mais possível.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles