Futebol do Povo

Se for campeão da Série B, Ceará pode colocar Fortaleza na Copa do Brasil 2018; entenda

10109 38

ILUSTRAÇÃO CARLUS CAMPOS

Os regulamentos das competições brasileiras estão publicados para quem quiser ler, mas será que torcedores, dirigentes, jornalistas e jogadores fazem isso? Recentemente muitas mudanças foram concretizadas com mais participantes na Libertadores, Copa Sul-americana e Copa do Brasil e isso mudou bastante as perspectivas de classificação dos torneios, com influência até mesmo nos estaduais.

CLIQUE E VEJA TABELA E CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B

Da leitura e análise de todos os textos, com ajuda fundamental do estatístico Thiago Minhoca, aparece algo que interessa ao futebol cearense: é possível verificar uma possibilidade real do Ceará, via Série B 2017, conquistar algo bem relevante: vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil 2018. De quebra, nessa hipótese, o Alvinegro ajudaria a colocar o Fortaleza automaticamente na mesma competição.

Como?

Caso o Ceará seja campeão da Série B – hoje o time tem ótima campanha com 54 pontos e está na terceira colocação, contra 58 do Inter, o atual líder – ele fica com vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil 2018 (fase 5) desde que nove clubes brasileiros não garantam vaga na Libertadores do ano que vem. Assim, uma janela para a Copa do Brasil seria aberta via campeonato estadual, com o lugar sendo assumido pelo terceiro colocado, justamente o Fortaleza.

Para que nove clubes brasileiros tenham vaga na Libertadores 2018 é preciso que os campeões da Libertadores (Grêmio está na semifinal) e da Sul-Americana 2017 (Flamengo, Fluminense e Sport seguem na briga) sejam agremiações do Brasil.

Evidente que o Fortaleza ainda tem duas possibilidades de se classificar para a Copa do Brasil 2018. Uma é ser campeão da Fares Lopes – está na semifinal contra o Iguatu. A outra é via ranking nacional. Neste caso, a conta só pode ser feita após atualização com todas as competições da temporada findadas.

Neste ano, para efeito de comparação, o Atlético-GO, campeão da Série B 2017, entrou direto nas oitavas da Copa do Brasil e abriu uma vaga para outro representante de Goiás na competição, o Vila Nova.

AQUI O REGULAMENTO DA SÉRIE B DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2017

AQUI O REGULAMENTO DA COPA DO BRASIL 2017

Recomendado para você