As conquistas no futebol não são feitas apenas em função do que se gasta com o elenco, mas clubes com mais estrutura e poder econômico carregam a obrigação de bons trabalhos, especialmente diante de adversários mais frágeis. É o que ocorre em qualquer competição no mundo, desde a Liga dos Campeões da Europa até a Fares Lopes.

O Fortaleza, neste sábado, deixou escapar oportunidade de garantir vaga na Copa do Brasil em 2018 justamente ao perder o título da Fares Lopes para o Floresta. Era a única forma do Tricolor participar da competição no ano que vem dependendo apenas de suas forças. O Fortaleza tem folha de pagamento de 700 mil reais mensais (era 850 mil reais antes de Luís Eduardo Girão assumir), ante a folha do Floresta de 50 mil reais, 14 vezes menor. É uma diferença abissal, que dá o exato tamanho do gravame.

O mérito do conjunto do Floresta, da organização em campo, da comissão técnica e do brio de seus atletas precisa e deve ser valorizado, mas não justifica o péssimo trabalho do Fortaleza. O acesso para a Série B tampouco pode servir de explicação para o Tricolor ter deixado a vaga pelo caminho via competição cearense. A motivação era obrigação. A derrota, prova, mais uma vez, como o elenco montado para esta temporada tem problemas técnicos enormes e só uma completa renovação para começar 2018 com perspectivas melhores.

COMO O FORTALEZA AINDA PODE DISPUTAR A COPA DO BRASIL EM 2018

São duas frentes ainda. Uma delas é o Ceará conquistar o título da Série B. O Blog já explicou a situação com todo o cuidado e o Alvinegro pode efetivamente ajudar o Fortaleza caso algumas hipóteses ocorram. CLIQUE AQUI E ENTENDA

A outra é pelo ranking da CBF. São 10 vagas via ranking e o Fortaleza, dos times que brigam para entrar por esse critério, está em 15º lugar. É preciso, portanto, que cinco clubes saiam do caminho. Grêmio, Santos e Palmeiras devem ir para a Libertadores via Série A. O São Paulo vai herdar vaga do Corinthians (que vai para a Libertadores via Série A também). Assim, o Fortaleza teria que torcer para alguma outra equipe que está na sua frente nesta briga mudar de rumo. Por exemplo, o Joinville. Se o time de Santa Catarina vencer a Copa SC (uma espécie de Fares Lopes), entra na Copa do Brasil usando essa vaga estadual – há boas chances – e abre caminho no ranking.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles