Tenho observado rodada após rodada – e escrito sobre isso com alguma frequência – um dado relevante na campanha do Ceará: o número de vezes que o time sai de campo sem sofrer gol na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste momento, depois de 36 partidas realizadas, o Alvinegro não viu sua rede balançar em 17 oportunidades, número altíssimo e um dos motivos da equipe estar tão perto do acesso.

O sistema tático de marcação estipulado por Marcelo Chamusca é fundamental, mas não só. Individualmente os jogadores têm se doado muito – fica nítido no gramado – e vivem também boa fase técnica, especialmente o goleiro Everson, os zagueiros Luís Otávio e Rafael Pereira, o lateral Romário e o volante Richardson. Os cinco formam um pilar defensivo seguro, mesmo em situações e partidas em que o Ceará entrega a bola para o adversário, aguardando o contra-ataque.

Na relação das equipes que saíram de campo sem tomar gol, o Ceará aparece em terceiro, ao lado de Inter e Paraná. O primeiro time no quesito – que é até mais importante do que o número de gols sofridos no geral – é o América-MG, que não foi vazado 19 vezes. Não por acaso a equipe de Belo Horizonte já garantiu o acesso para a Série A do Brasileirão. O Oeste, que também briga  para subir, ficou 18 vezes em tomar gol.

Tagged in:

, ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles