Estádio Castelão será palco de 19 dos 380 jogos da Série A em 2018

Desde que o regulamento de pontos corridos foi adotado no Campeonato Brasileiro (2003), jamais o Nordeste teve mais do que três representantes na Série A. A história vai mudar.

Em 2018 serão quatro clubes da região na elite. Além do Ceará, que garantiu o acesso na terceira colocação da Série B, Bahia, Vitória e Sport também estarão no Brasileirão.

E foi com drama absurdo neste domingo, dia 3 de dezembro.

O Bahia já havia garantido sua permanência, mas o Vitória, que perdeu para o Flamengo em Salvador por 2 a 1 – gol do time carioca foi no segundo final de partida – e o Sport, que venceu o campeão Corinthians no Recife por 1 a 0, gol de André, só conseguiram confirmar seus lugares na rodada derradeira, contando com a derrota do Coritiba, que perdeu para a Chapecoense por 2 a 1, também com tento marcado no segundo final de peleja.

Assim, 20% dos clubes da Série A serão da região Nordeste, algo que precisa ser aproveitado pelas equipes da região de forma positiva e inteligente.

Duas regiões do país não terão representantes: Norte e Centro-Oeste, que perdeu o único clube que tinha, o Atlético-GO. A região Sul contará com cinco times E a Sudeste terá 11 equipes.

Caíram para a Série B: Atlético-GO, Ponte Preta, Avaí e Coritiba.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles