ILUSTRAÇÃO CARLUS CAMPOS

A CBF atualizou seu ranking nacional de clubes nesta segunda-feira, 4, um dia após o fim da Série A, competição que encerrou o calendário brasileiro.

O Ceará aparece com 5.553, na 27ª posição. No ano passado, a equipe era a 23ª. Já o Fortaleza soma 3.289 pontos e caiu do 40º lugar para o 42º.

Em 2017, o Fortaleza fez 875 pontos e o Ceará somou 1575, mas os acessos de ambos para a Série B e para a Série A, respectivamente, não garantiram subida no ranking muito em função da pífia participação na Copa do Brasil, eliminados na primeira fase da competição. Além disso, outros clubes somaram pontos suficientes para ultrapassar a dupla cearense. Para exemplificar: pelo critério, um time rebaixado na Série A faz mais pontos que o primeiro colocado na Série B, assim como uma equipe rebaixada na Série B faz mais pontos do que o campeão da Série C.

Para entender (colaboração do estatístico Thiago Minhoca): o Fortaleza foi ultrapassado por Vila Nova, Boa Esporte, Oeste e Londrina. E ultrapassou a Portuguesa e América RN. Já o Ceará perdeu posição para Avaí, Santa Cruz, Atlético-GO e Paysandu.

O Icasa é o clube do Estado melhor colocado além de Fortaleza e Ceará, aparecendo na posição de número 62.

Lideram o ranking nacional o Palmeiras e o Cruzeiro. Ambos somam 15.288 pontos.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles